Treinamento Síncrono em Projetos de Biogás

Treinamento Síncrono em Projetos de Biogás

  • 11 Horas de duração
  • 9 Aulas
  • 3 Módulos
  • 1 mês de suporte
  • Certificado de conclusão
Parcele em 3x R$ 276,84 (ou R$ 790,00 à vista)
Comprar Agora Dê um passo adiante em sua carreira!
"Responsável por acompanhar o suporte aos alunos."
Yelva Amorim Cubas

O conhecimento pode ser adquirido de diversas formas e sabemos que cada pessoa tem uma forma individual de aprendizagem, pensando nisso, desenvolvemos os Treinamentos Síncronos que ocorrem online e ao vivo e integra teoria, prática, imersão e troca de experiências!

A intenção do treinamento síncrono é que você tenha a experiência virtual da imersão na cadeia do biogás, tendo a troca de conhecimentos com especialistas que conhecem e vivenciam a teoria na prática, sem dúvida o melhor dos mundos! 

Durante os treinamentos conectamos alunos de diversas regiões do Brasil e de outros países, com formações variadas e de diversas áreas de atuações, fazendo com que a troca de experiências e cases apresentados promovam uma atmosfera de conhecimentos múltiplos. Nossos especialistas participam ativamente de implantação de plantas, elaboração e estudos de viabilidade, desenvolvimento de projetos técnicos, documentos para disseminação de conhecimento, estão envolvidos com diversas instituições e agentes do setor, estando assim em constante aprendizado para suprir as demandas encontradas na cadeia do biogás.

No Treinamento de Projetos de Biogás será abordado conceitos e aplicações práticas relacionados a toda a cadeia de produção de biogás, contemplando sobre a digestão anaeróbia e critérios para dimensionamento de biodigestores, tratamento de biogás, aplicações energéticas (energia elétrica, térmica e veicular), modelos de negócios e viabilidade econômica de projetos com atividades práticas.

CRONOGRAMA

Dia 1 - 10/02/2021 - Produção de Biogás e Tecnologias

Digestão anaeróbia e critérios para dimensionamento de biodigestores - Conceitos, processo de produção e dimensionamento de sistema: Digestão anaeróbia; Fatores que influenciam no processo de biodigestão; Metodologias para estimativa do potencial de produção de biogás; Pré-tratamento do substrato; Tecnologias de digestão anaeróbia para produção de biogás; Critérios para dimensionamento de sistemas; e Atividades práticas;

Laboratório - Análises laboratoriais e apresentação do Laboratório de Biogás;

Tratamento do biogás - Tecnologias disponíveis para tratamento do biogás.


Dia 2 - 11/02/2021 - Aplicações Energéticas

Produção de biometano: Tratamento do biogás para produção de biometano e armazenamento e transporte de biometano; Políticas e Regulação; e, Cálculos de equivalência energética (atividade prática);

Geração de energia elétrica: Tecnologias disponíveis para conversão de biogás em energia elétrica (ciclos térmicos, máquinas elétricas); Eficiência dos motores; Parâmetros para dimensionamento de unidade geradora a biogás para energia elétrica; e, Exemplo de dimensionamento de unidade geradora (atividade prática);

Geração de energia elétrica: Aspectos regulatórios para geração de energia elétrica focada na resolução Normativa nº 482/2012;

Geração de energia térmica: Características e Aplicação do biogás na geração de energia térmica.

 

Dia 3 - 12/02/2021 - Panorama, Oportunidades e Viabilidade

Panorama e oportunidades - Panorama do biogás e oportunidades de negócios para o setor e Apresentação de cases;

Modelos de negócios e viabilidade - Arranjos tecnológicos; Modelos de negócio; e Viabilidade econômica;

Atividade Prática - Trabalho em grupo para prática de definição de arranjo e viabilidade econômica em projetos de biogás.


OBJETIVOS

Apresentar os principais aspectos da produção e uso do biogás para geração de energia elétrica, térmica e produção de biometano, além de expor sobre a viabilidade técnico-econômica de plantas de biogás. O conteúdo proporcionará ao aluno uma visão geral sobre o biogás, com atividades práticas e interativas com especialistas na temática.

METODOLOGIA

O curso será desenvolvido e transmitido na modalidade SÍNCRONA (AO VIVO E ONLINE), com carga horária de 11 horas, distribuídas em uma imersão de 3 dias. Serão adotadas estratégias de ensino como exposição teórica e prática do conteúdo e atividades individuais e/ou em grupo de forma virtual. 

Aulas com interação entre professor e os alunos em tempo real, todos conectados ao mesmo tempo.


REALIZAÇÃO / TRANSMISSÃO (AO VIVO E ONLINE)

O Treinamento será realizado / transmitido (ao vivo e online) nos dias 10, 11 e 12 de Fevereiro de 2021, no período da manhã das 8h30 às 12h.


AVISO IMPORTANTE!!!

A realização do Treinamento de Projetos de Biogás nesta data e neste horário está vinculado diretamente com uma quantidade mínima de matrículas.
Caso o número mínimo de matrículas não seja atingido, a data e horário serão alterados.
Neste caso, nossa equipe entrará em contato para definir a melhor opção para cada aluno.


PROFESSORES PALESTRANTES

Daiana Gotardo Martinez

Bacharel em Engenharia Ambiental pela Faculdade União das Américas (2013). Mestre em Engenharia de Energia na Agricultura, com ênfase em biocombustíveis, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste (2016), possui licenciatura pela em Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2017) e está concluindo uma especialização em Tecnologias da Cadeia Produtiva do Biogás, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2019). É analista de Informações de Biogás pela Organização das Nações Unidos para o Desenvolvimento Industrial,em parceria com o Centro Internacional de Energias Renováveis Biogás - CIBiogás.

Alessandra Freddo

Graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Campus Medianeira (2014) e mestrado na mesma instituição (2017), no programa de Tecnologias Ambientais. A dissertação desenvolvida teve como tema "Estudo da remoção de dióxido de carbono e sulfeto de hidrogênio de biogás utilizando soluções absorvedoras".

Franciele Natividade Luiz Estevam

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela UDC (2013), Licenciatura em Química pelo PROFOP da UTFPR (2016) mestre em Tecnologias Ambientais pela UTFPR (2016). Atua na área de laboratório, com experiência em gestão da qualidade na norma ABNT NBR ISO/IEC 17.025, atua em análises de matrizes ambientais e gás, atualmente é Analista de laboratório no Laboratório de Biogás do Centro Internacional de Energias Renováveis -CIBiogás.

Natali Nunes dos Reis da Silva

Assessora Técnica no Centro Internacional de Energias Renováveis - Biogás (CIBiogás). Mestre na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), no Programa de Engenharia Elétrica e Computação (PGEEC). Graduada em Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas Elétricos de Potência, pela supracitada universidade (2016). Como acadêmica, realizou estágio na Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional, na Assessoria de Energias Renováveis (2015 - 2016), colaborando na análise de leis e normativas para o setor de geração distribuída no Brasil. Principais áreas de atuação: geração distribuída, microgrids, modelos de negócio e regulação do setor elétrico.

Breno Carneiro Pinheiro

Engenheiro Eletricista desde 2005 pela Universidade Federal do Ceará com Mestrado e Doutorado em Automação e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009 e 2015) e MBA em Administração de Negócios do Setor Elétrico (2019). Além de professor universitário, tem atuado em projetos de geração distribuída desde de 2016, sobretudo na execução de projetos de P&D ANEEL. É colaborador do CIBiogás desde 2018, onde exerce o cargo de Coordenador de Planejamento Energético. 

Bruna Smaniotto

Curso engenharia mecânica no Centro Universitário Dinâmica Cataratas (UDC). Participei como estudante de intercâmbio nos Estados Unidos durante três semestres, onde, dentre outras atividades, estudei inglês, cursei disciplinas acadêmicas com o curso de engenharia ambiental da Saint Francis University (Pensilvânia) e auxiliei em pesquisa sobre biocombustíveis no laboratório de engenharia biológica na Universidade Estadual da Pensilvânia (PennState). Atualmente sou técnica eletricista no Centro Internacional de Energias Renováveis - Biogás (CIBiogás), atuando na gestão da unidade de demonstração de produção de biogás e biometano - UD ITAIPU. Experiência em gerenciamento de projetos e execução de projetos de biogás. 

Thiago Fernando Magrini Lopez

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2011). Atualmente é técnico pleno no Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Dinâmica dos Gases, atuando principalmente nos seguintes temas: biogás, filtragem, biometano, rede coletora de biogás e transporte de biogás e biometano.

Thiago Olinda Paraguassu Sant'ana

Engenheiro eletricista pela Universidade de Pernambuco (UPE). Atua desde 2005 no mercado da engenharia, trabalhando nos segmentos de montagem industrial, energias renováveis e inovação. Experiência construída nos ramos de gerenciamento de projetos, execução de obras industriais e desenvolvimento de negócios em serviços técnicos e tecnológicos. Empreendeu no segmento de engenharia elétrica industrial por 9 anos onde atuou nas diretorias comercial e técnica. Atualmente é Coordenador de Desenvolvimento de Negócios do CIBiogás, responsável pela área de desenvolvimento de negócios, executando a prospecção e estruturação de projetos de geração à partir do biogás.

Nícolas Lazzaretti Berhorst

Economista pela UFPR. Mestre em Meio Ambiente Urbano e Industrial pela UFPR e Universitaet Stuttgart. Principais áreas de interesse e experiência profissional: geração de energia elétrica renovável, biogás, economia internacional, mercado de capitais, contabilidade e meio ambiente natural. 


1 Semana Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 1 Semana após a matrícula.

Profissionais que atuam ou desejam atuar na área de energias renováveis, mas querem aperfeiçoar suas técnicas e conhecimentos na temática biogás.
Estudantes, de diversas áreas de conhecimento, que desejam atuar na área de biogás ou interessados na temática. 

Iara Bethania Rial Rosa
"Professora responsável por acompanhar o suporte aos alunos."

           

Yelva Amorim Cubas
""Responsável por acompanhar o suporte aos alunos.""


Leonardo Pereira Lins
"Professor responsável por acompanhar o suporte aos alunos."


Doutorado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade da UNILA. Graduado em Engenharia Ambiental pela Faculdade União das Américas (2007); Pós-Graduado em Gestão Ambiental em Municípios pela UTFPR (2010), Engenharia de Segurança do Trabalho pela UTFPR (2010), Energias Renováveis com Ênfase em Biogás pelo ISAE/FGV (2013) e Mestre em Tecnologias Ambientais pela UTFPR (2017). Atou por 7 anos com licenciamento ambiental no Instituto Ambiental do Paraná - IAP, escritório regional de Foz do Iguaçu, 8 anos com energias renováveis - biogás no Centro Internacional de Energias Renováveis - Biogás (CIBiogás-ER), passando pelo Laboratório de Biogás e a área de Engenharia & Operações. Experiência em docência no curso de Técnico de Segurança do Trabalho pela rede Estadual de Educação Profissional (SEED/PR).


Certificado emitido pelo CIBiogás, com carga horária de 11 horas.

Conteúdo Programático

Apresentações e Materiais utilizados nas aulas virtuais do treinamento
  • 1. Digestão anaeróbia e critérios para dimensionamento de biodigestores
  • 2. Laboratório
  • 3. Tratamento do biogás
Apresentações e Materiais utilizados nas aulas virtuais do treinamento
  • 1. Produção de biometano
  • 2. Geração de energia elétrica
  • 3. Geração de energia térmica
Apresentações e Materiais utilizados nas aulas virtuais do treinamento
  • 1. Panorama e oportunidades
  • 2. Modelos de negócios e viabilidade
  • 3. Atividade Prática
Voltar ao topo