Operacionalização de Biodigestores

Operacionalização de Biodigestores

Baseado em 2 avaliações
  • 40 Horas de duração
  • 14 Aulas
  • 4 Módulos
  • 3 Avaliações
  • 3 meses de suporte
  • Certificado de conclusão
Parcele em 3x R$ 165,41 (ou R$ 472,00 à vista)
Comprar Agora Dê um passo adiante em sua carreira!
"Curso excelente, muito obrigado pelas informações passadas."
Rodrigo
mais avaliações

O Curso de Operacionalização de Biodigestores irá abordar e detalhar as etapas que envolvem a operacionalização de um biodigestor, descrevendo os processos de biodigestão e parâmetros que influenciam na produção de biogás (qualidade e quantidade). Além disso, você aprenderá a dimensionar sistemas de biodigestão, aplicando o conhecimento teórico na prática.  


OBJETIVO:

Apresentar os fatores e elementos que influenciam no processo de biodigestão, no tratamento, na produção de biogás e no dimensionamento de sistemas.

METODOLOGIA:

O curso será desenvolvido na modalidade Educação a Distância (EaD) em uma carga horária de 40 horas, distribuídas em 3 aulas. Serão adotadas estratégias de ensino como fóruns, atividades, questionários, produções compartilhadas e individuais e videoaula.

Além disso, os alunos terão acesso a uma tutoria especializada para esclarecer as dúvidas, orientá-los e motivá-los no processo de consolidação do conhecimento.


Professores Conteudistas

Airton Kunz
Doutor em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1999).  Atualmente é pesquisador da Embrapa Suínos e Aves ocupando a função de chefe adjunto de pesqauisa e desenvolvimento. Professor do programa de mestrado e doutorado em engenharia agrícola da UNIOESTE, campus Cascavel-PR e do programa de mestrado em ciência e tecnologia ambiental da UFFS, campus Erechim-RS. Foi presidente da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das produções Agropecuária e Agroindustrial (SBERA) nos exercícios 2009-2011 e 2011-2013, diretor de área de pecuária da SBERA no exercício 2017-2019. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola e Ambiental, com ênfase em tratamentos e aproveitamento de resíduos da produção animal, atuando principalmente nos seguintes temas: biodigestão anaeróbia, remoção de nitrogênio (via processo Anammox, nitrificação e desnitrificação), remoção de fósforo e reúso de efluentes.

André Cestonaro do Amaral
Graduação em Química pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2010) e mestrado na mesma instituição (2013), no programa de Química, e doutorado (2017) no Programa de Pós-Graduação de Engenharia Agrícola (PGEAGRI) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, na área de concentração de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (RHESA), na linha de pesquisa de Saneamento Ambiental. Tem experiência em tratamento de efluentes, com ênfase em digestão anaeróbia e produção de biogás a partir de resíduos suinícolas e agroindustriais.

Ricardo Luis Radis Steinmetz
Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), mestrado em Química, com ênfase em analises ambientais, pela mesma instituição (2007) e doutorado em Engenharia Química, com ênfase em desenvolvimento de processos químicos e biotecnológicos, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). É Analista A na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Suínos e Aves), onde atua em projetos ligados ao Núcleo Temático em Meio Ambiente e em atividades do Laboratório de Estudos em Biogás. Tem experiência na área de Química Analítica Ambiental e de Processos Biotecnológicos, atuando principalmente em estratégias de tratamento e aproveitamento de resíduos agropecuários e agroindustriais por meio da digestão anaeróbia e aproveitamento energético de biogás.

3 meses Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 3 meses após a matrícula.

Profissionais que atuam ou desejam atuar na área de energias renováveis, e querem aperfeiçoar suas técnicas e conhecimentos na temática.

Estudantes, de diversas áreas de conhecimento, que desejam atuar na área de biogás ou interessados na temática.

Leonardo Pereira Lins
"Professor responsável por acompanhar o suporte aos alunos."


Doutorado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade da UNILA. Graduado em Engenharia Ambiental pela Faculdade União das Américas (2007); Pós-Graduado em Gestão Ambiental em Municípios pela UTFPR (2010), Engenharia de Segurança do Trabalho pela UTFPR (2010), Energias Renováveis com Ênfase em Biogás pelo ISAE/FGV (2013) e Mestre em Tecnologias Ambientais pela UTFPR (2017). Atou por 7 anos com licenciamento ambiental no Instituto Ambiental do Paraná - IAP, escritório regional de Foz do Iguaçu, 8 anos com energias renováveis - biogás no Centro Internacional de Energias Renováveis - Biogás (CIBiogás-ER), passando pelo Laboratório de Biogás e a área de Engenharia & Operações. Experiência em docência no curso de Técnico de Segurança do Trabalho pela rede Estadual de Educação Profissional (SEED/PR).


Iara Bethania Rial Rosa
"Professora responsável por acompanhar o suporte aos alunos."

           

Yelva Amorim Cubas
""Responsável por acompanhar o suporte aos alunos.""


Certificado emitido pelo CIBiogás, com carga horária de 40 horas.

Conteúdo Programático

  • 1. Apresentação do CIBiogás
  • 2. Vídeo de Apresentação do Curso
  • 1. Aula 1 - Processos bioquímicos na digestão anaeróbia
  • 2. Vídeo 1 - Processos Bioquímicos na digestão anaeróbia
  • 3. Materiais Complementares
  • Atividade Avaliativa - Aula 1
  • 1. Aula 2 - Tipos de Biodigestores
  • 2. Vídeo 2 - Tipos de Biodigestores
  • 3. Materiais Complementares
  • Atividade Avaliativa - Aula 2
  • 1. Aula 3 - Controle de Processos
  • 2. Vídeo 3 - Controle de Processos
  • 3. Vídeo 4 - Etapas da Operacionalização de Biodigestores
  • 4. Materiais Complementares
  • 5. Vídeo de Agradecimento
  • 6. Pesquisa de Satisfação
  • Atividade Avaliativa - Aula 3
Voltar ao topo