O que eu preciso saber sobre o aprimoramento da resolução 482?

O que eu preciso saber sobre o aprimoramento da resolução 482?

Baseado em 1 avaliações
  • 06 Horas de duração
  • 14 Aulas
  • 2 Módulos
  • 1 Avaliação
  • 3 meses de suporte
  • Certificado de conclusão
Parcele em 4x R$ 49,75 (ou R$ 199,00 à vista)
Comprar Agora Dê um passo adiante em sua carreira!
"ate agora muito bom , eu que não sou especialistas em eletricidade, ajudou e muito. Estou entrando no merado de Biogas."
Ricardo
mais avaliações

O curso O que eu preciso saber sobre o aprimoramento da resolução 482? aborda os aspectos regulatórios relativos à geração distrbuída de pequeno porte, sistema de compensação, modalidades pertimitidas pela Resolução Normativa n° 482/2012 e os aprimoramentos sobre as regras de compensação.


OBJETIVO:

Levar o estudante a compreender as oportunidades do biogás para geração distribuída de energia elétrica e as modalidades permitidas no sistema de compensação. Além disso, atualizar o estudante sobre os aprimoramentos na Resolução Normativa n° 482/2012 e impactos que as alterações podem causar sobre as parcelas compensáveis da tarifa de energia.

METODOLOGIA:

O curso será desenvolvido na modalidade Educação a Distância (EaD) - POCKET com carga horária de 6 horas, distribuídas em 6 aulas. Serão adotadas estratégias de ensino como fóruns, troca de experiências e videoaula.

Além disso, os alunos terão acesso a uma tutoria especializada para esclarecer as dúvidas, orientá-los e motivá-los no processo de consolidação do conhecimento.


Professores Conteudistas

Natalí Nunes dos Reis 

Analista de Projetos na área de Planejamento Energético do Centro Internacional de Energias Renováveis - Biogás (CIBiogás). Especialista em Tecnologias de Biogás pela Organização das Nações Unidos para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), em parceria com o CIBiogás, atuando no projeto de Aplicações do Biogás na Agroindústria Brasileira, financiado pelo Global Environment Facility (GEF). Graduada em Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas Elétricos de Potência, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2016). Mestra em Engenharia Elétrica e Computação, com ênfase em sistemas de distribuição e planejamento, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2018). Principais áreas de interesse: biogás, geração distribuída, microgrids, modelos de negócio e regulação do setor elétrico.

Breno Carneiro Pinheiro 

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará (2004), mestrado em Engenharia de Automação e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009) e doutorado em Engenharia de Automação e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Realizou doutorado sanduíche na Universidade do Porto no Laboratório de Sistemas e Tecnologia Subaquática (LSTS) e na Universidade do Algarve no Laboratório de Processamento de Sinais (SiPLAB). Atualmente é colaborador do Centro Internacional de Energias Renováveis onde atua na coordenação, execução e orientação de pesquisadores em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento ANEEL com foco em sistemas de Geração Distribuída. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica como professor universitário e pesquisador sobre os temas: sistemas embarcados, sistema de tempo real, sensoriamento, controle preditivo e veículos autônomos.

3 meses Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 3 meses após a matrícula.

Destinado a profissionais dos setores público e privado que atuem em diversos segmentos relacionados aos empreendimentos de biogás com aplicação para geração de energia elétrica.  

O curso foi pensado para atender um grupo de diversos profissionais, tais como engenheiros, técnicos, assistentes técnicos, encarregados de plantas de biogás, bem como estudantes e pesquisadores que possuam interesse em se aperfeiçoar na área.

Transferência de Conhecimento
"Curso com abordagem objetiva e completa, de fácil compreensão e com aplicabilidade real dos assuntos apresentados. "

           

Certificado emitido pelo CIBiogás, com carga horária de 6 horas.

Conteúdo Programático

  • 1. Apostila - O que eu preciso saber sobre o aprimoramento da resolução 482?
  • 2. Histórico da 482
  • 3. Conceituação Geral
  • 4. Modalidades Mini e Microgeração
  • 5. Aprimoramento e Impactos para o consumidor
  • 6. Análise da Fatura
  • 7. Roda de Conversa
  • 8. Material Complementar - Resolução Normativa Nº 482
  • 9. Material Complementar - Impactos da Mudança da Ren N°482 no Setor do Biogás
  • 10. Material Complementar - As Energias Renováveis no Cooperativismo: Guia de Oportunidades do Biogás
  • 11. Material Complementar - Cadernos Temáticos ANEEL: Micro e Minigeração Distribuída
  • Atividade Avaliativa
  • 12. Pesquisa de Satisfação - O que eu preciso saber sobre o aprimoramento da Resolução 482?
Voltar ao topo