INFLUÊNCIA DA CARGA ORGÂNICA VOLUMÉTRICA NA RECUPERAÇÃO DE METANO EM UM REATOR CSTR TRATANDO DEJETO SUÍNO

INFLUÊNCIA DA CARGA ORGÂNICA VOLUMÉTRICA NA RECUPERAÇÃO DE METANO EM UM REATOR CSTR TRATANDO DEJETO SUÍNO

  • 03 Horas de duração
  • 1 Aulas
  • 1 Módulos
Acesso Gratuito
Acessar Dê um passo adiante em sua carreira!
Curso com abordagem objetiva e completa, de fácil compreensão e com aplicabilidade real dos assuntos apresentados.
Transferência de Conhecimento

TÍTULO

INFLUÊNCIA DA CARGA ORGÂNICA VOLUMÉTRICA NA RECUPERAÇÃO DE METANO EM UM REATOR CSTR TRATANDO DEJETO SUÍNO


DOCUMENTO - ARTIGO CIENTÍFICO 


AUTORES - ANDRÉ CESTONARO DO AMARAL, AIRTON KUNZ, DEISI CRISTINA TÁPPARO, TAIS CARLA GASPARETO, RICARDO LUIS RADIS STEINMETZ


RESUMO/ABSTRACT

Dentre as inúmeras possibilidades para reduzir os impactos ambientais da suinocultura, a digestão anaeróbia é comumente considerada uma etapa fundamental para remoção de matéria orgânica, tendo como produto o biogás. A crescente demanda de energia faz-se considerar a opção de utilização de biodigestores de alta tecnologia aplicada, por exemplo, reatores CSTR (do inglês Continuos Stirred Tank Reactor). Este estudo avaliou a influência da carga orgânica volumétrica (COV) na recuperação de metano em reator CSTR operado com dejeto suíno. Utilizou-se um reator CSTR com volume de trabalho de 12L operado a 37oC, acoplado a um medidor de volume de biogás (Ritter-Milligascounter). Avaliou-se o potencial metanogênico específico do dejeto suíno utilizando-se o equipamento AMPTS-II, seguindo norma internacional VDI 4630. A progressão de COV foi realizada diminuindo-se o TRH de 35 a 20 dias, divido em 5 etapas. Na etapa 1 (TRH 35d; COV 0,621 KgSV.m-3 d -1 ) recuperou-se 0,133Nm3 CH4.KgSVadic.d-1, equivalendo a 54,70% do potencial metanogênico específico, sendo a menor eficiência alcançada. Na etapa 4 (TRH 20d; COV 1,064 KgSV.m-3 d -1 ) recuperou-se 0,183Nm3 CH4.kgSVadic.d-1, equivalente a 90,52% do potencial metanogênico específico, sendo o melhor resultado atingido. O incremento na carga orgânica volumétrica colaborou para aumentar a produção de metano e a diminuição do TRH até 20d não diminui a eficiência de produção de metano do reator.

1 mês Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 1 mês após a matrícula.

Profissionais, estudantes e interessados na cadeia do biogás e, atuantes nas diversas áreas, etapas de projetos ou operação na produção de biogás.

Transferência de Conhecimento
"Curso com abordagem objetiva e completa, de fácil compreensão e com aplicabilidade real dos assuntos apresentados. "

           

Conteúdo Programático

  • 1. INFLUÊNCIA DA CARGA ORGÂNICA VOLUMÉTRICA NA RECUPERAÇÃO DE METANO EM UM REATOR CSTR TRATANDO DEJETO SUÍNO
Voltar ao topo