Fundamentos do Biogás 2.0

Fundamentos do Biogás 2.0

Baseado em 3 avaliações
  • 40 Horas de duração
  • 11 Aulas
  • 3 Módulos
  • 3 Avaliações
  • 3 meses de suporte
  • Certificado de conclusão
Parcele em 4x R$ 72,50 (ou R$ 290,00 à vista)
Comprar Agora Dê um passo adiante em sua carreira!
"Material complementar bastante rico. Material obrigatório bom e vídeos a melhorar"
Tadzo
mais avaliações

O curso de Fundamentos do Biogás 2.0 não se trata de um novo curso. Ele apenas passou por atualização de referências, legislações e materiais complementares. Também houve a alteração de layout e essa mudança tornou o curso mais didático, dinâmico e compreensível.

Os cenários energético e ambiental atuais atrelados às mudanças climáticas, reforçam a necessidade do desenvolvimento das energias renováveis para suprimento de energia de forma sustentável. O biogás por sua vez, é considerado uma fonte de energia limpa, firme e despachável que vem ganhando força e conquistando espaço na matriz energética, devido à sua versatilidade e a possibilidade de substituição dos fertilizantes químicos tradicionais pelo uso do digestato. Neste contexto, entender o biogás e as vantagens econômicas, ambientais e sociais que ele proporciona é primordial para se estabelecer mudanças de paradigmas perante ao atual panorama energético e ambiental que enfrentamos. Sendo assim, esse curso vem para apresentar de forma ampla e objetiva toda a cadeia do biogás de modo que ele possa se tornar uma alternativa cada vez mais forte no mercado das energias renováveis.

Objetivo:

 O objetivo do curso de Fundamentos do Biogás é apresentar a cadeia completa do biogás,  iniciando pelos tipos de substratos, tratamento da biomassa e produção de biogás, e os usos energéticos como fonte de energia elétrica, térmica e biometano. bem como aplicação do digestato como fertilizante do solo. 

Metodologia:

O curso será desenvolvido na modalidade Educação a Distância (EaD) em uma carga horária de 40 horas, distribuídas em 3 aulas. Serão adotadas estratégias de ensino como fóruns, atividades, questionários, produções compartilhadas e individuais e videoaula. 

Além disso, os alunos terão acesso a uma tutoria especializada para esclarecer as dúvidas, orientá-los e motivá-los no processo de consolidação do conhecimento.

Professores conteudistas:

Felipe Marques 

Diretor de Desenvolvimento Tecnológico no Centro Internacional de Energias Renováveis - Biogás CIBiogas-ER e Coordenador de Projetos na Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial - UNIDO. É Engenheiro Ambiental (2005) com mais de 10 anos de experiência em projetos de desenvolvimento do biogás e biometano como um produto estratégico e vinculado ao saneamento ambiental. Mestre em Geografia, Meio Ambiente e Desenvolvimento, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Especialista em Elaboração, Análise e Avaliação de Projetos, pela Fundação Getúlio Vargas e Especialista em Gestão Ambiental em Municípios, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Conta com experiência em docência do ensino superior em cursos de graduação e pós-graduação e concentra suas atividades na área de desenvolvimento regional, biogás/biometano, energia e gestão de projetos.

Giovanni Patuzzo 

Engenheiro Mecânico formado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2011). Pós graduado na área de Climatização e Refrigeração voltada a Indústria Alimentícia pelo SENAI - TOLEDO/PR (2015) e em Tecnologias da Cadeia Produtiva do Biogás pela UTFPR (2018) . Contratado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis - CIBiogás, atuando na área de biogás em projetos de sistema de transporte, armazenamento e tratamento. As atividades desenvolvidas foram desde o gerenciamento de projetos até suporte no desenvolvimento de tecnologias relacionadas ao biogás.

Leonardo Lins

Doutorado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Graduado em Engenharia Ambiental pela Faculdade União das Américas (2007); Pós-Graduado em Gestão Ambiental em Municípios pela UTFPR (2010), Engenharia de Segurança do Trabalho pela UTFPR (2010), Energias Renováveis com Ênfase em Biogás pelo ISAE/FGV (2013) e Mestre em Tecnologias Ambientais pela UTFPR (2017). Atou por 7 anos com licenciamento ambiental no Instituto Ambiental do Paraná - IAP, escritório regional de Foz do Iguaçu. Possui mais de 9 anos de experiência com energias renováveis - biogás atuando principalmente no Centro Internacional de Energias Renováveis - Biogás (CIBiogás-ER), passando pelo Laboratório de Biogás e a área de Engenharia & Operações. Experiência em docência no curso de Técnico de Segurança do Trabalho pela rede Estadual de Educação Profissional (SEED/PR).

Eliana Mira de Bona

Doutoranda em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2014-2017). Mestre em Conservação e Manejo de Recursos Naturais pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2010-2012). Especialização em Microbiologia Aplicada - UNIOESTE (2010). Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná- UNIOESTE (2008). Experiência na área de Microbiologia com ênfase nos temas: Microbiologia Ambiental (agrícola, água e solo), Microbiologia de Alimentos e Clínica. Experiência também em bromatologia e análises físico-químicas. Trabalhou como Analista de Laboratório no Laboratório de Biogás no Centro Internacional de Energias Renováveis com Ênfase em Biogás na Fundação Parque Tecnológico Itaipu, com foco no tratamento de resíduos e produção de Biogás, atuando principalmente nos seguintes temas: produção biológica de metano e caracterização microbiológica e físico-química de lodo e efluentes de sistema de digestão anaeróbia, bem como em gestão laboratorial de acordo com as normas ISO/IEC 17025 e 9001. Atuando como desenvolvedora de conteúdos relacionados ao tema Biogás

Jessica Yuki de Lima Mito

Possui graduação em Engenharia Ambiental - pelo Centro Universitário União Dinâmica das Cataratas - UDC (2013). Especialista em Gestão Ambiental de Municípios - pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Atuou no Centro Internacional de Energias Renováveis com Ênfase em Biogás| CIBiogás - ER, na área de Projetos Ambientais e em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), desenvolvendo estudos e projetos técnicos na área de produção, transporte e armazenagem de biogás, estudos de viabilidade técnica-econômica, como também no acompanhamento da produção e utilização do biogás nas Unidades de Referência Tecnológica da Plataforma Itaipu de Energias Renováveis. Tem experiência na área tratamento de resíduos agropecuários, agroindustriais e urbanos. Atualmente é Analista de Viabilidade de Negócios da Fundação Parque Tecnológico de Itaipu, na área de Desenvolvimento Territorial. Implementou, na FPTI, uma metodologia para mensuração de ativos intangíveis, bem como realizou a mensuração dos ativos intangíveis do Parque Tecnológico Itaipu.

Leidiane Ferronato Mariani

Doutora pela Universidade Estadual de Campinas em Planejamento de Sistemas Energéticos, mestre em Engenharia Civil, na área de Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008), Especialista em Energias Renováveis pelo Master Executive on-line da Escola de Organização Industrial de Madri (2013) e Engenhara Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (2005). Vem atuando na área de energias renováveis, principalmente biogás, por meio de projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e de educação do CIBiogas com empresas do setor energético como Itaipu Binacional e Copel, e instituições como Embrapa e Eletrobras.

3 meses Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 3 meses após a matrícula.

Profissionais que atuam ou desejam atuar na área de energias renováveis, e querem aperfeiçoar suas técnicas e conhecimentos na temática biogás.

Estudantes, de diversas áreas de conhecimento, que desejam atuar na área de biogás ou interessados na temática.

Transferência de Conhecimento
"Curso com abordagem objetiva e completa, de fácil compreensão e com aplicabilidade real dos assuntos apresentados. "

           

Certificado com carga horária de 40 horas.

Conteúdo Programático

  • 1. Pesquisa de Expectativa
  • 2. Apostila - Conceitos básicos de biogás, substratos e digestão anaeróbia
  • 3. Vídeo Aula 1 - Conceitos Básicos de Biogás, Substratos e Digestão Anaeróbia
  • 4. Materiais Complementares
  • Atividade Avaliativa
  • 1. Apostila - Características e usos energéticos do biogás e aplicação do digestato
  • 2. Vídeo Aula 2 - Aplicações e Tecnologias para Tratamento do Biogás e Biometano
  • 3. Materiais Complementares
  • Atividade avaliativa
  • 1. Apostila - Operação e manutenção de plantas de biogás, arranjos de viabilidade econômica e panorama do biogás
  • 2. Vídeo Aula 3 - Viabilidade em Projetos de Biogás
  • 3. Pesquisa de satisfação
  • 4. Materiais Complementares
  • Atividade avaliativa
Voltar ao topo