Como Licenciar Ambientalmente Plantas de Biogás?

Como Licenciar Ambientalmente Plantas de Biogás?

Baseado em 1 avaliações
  • 13 Alunos matriculados
  • 06 Horas de duração
  • 9 Aulas
  • 2 Módulos
  • 1 Avaliação
  • 3 meses de suporte
  • Certificado de conclusão
Parcele em 4x R$ 49,75 (ou R$ 199,00 à vista)
Comprar Agora Dê um passo adiante em sua carreira!
"Estou gostando muito do curso, pois passa uma visão geral do licenciamento ambiental no País, servindo de ferramenta de informação para aprimoramento da atividade."
Lincoln
mais avaliações

O curso Como licenciar ambientalmente plantas de biogás? apresenta aspectos técnicos e legais do processo de licenciamento ambiental em conformidade com a legislação e normas ambientais vigentes, bem como lista os órgãos ambientais em todo o Brasil, trazendo exemplos de licenciamento ambiental de plantas e/ou propriedades que fazem ou farão uso do biogás.


OBJETIVO:

Apresentar leis e normas que regem o licenciamento ambiental, focando principalmente em plantas, usinas e condomínios de agroenergia que fazem ou farão uso do biogás.


METODOLOGIA:

O curso será desenvolvido na modalidade Educação a Distância (EaD) - POCKET com carga horária de 6 horas, distribuídas em 9 aulas. Serão adotadas estratégias de ensino como fóruns, troca de experiências e videoaula.

Além disso, os alunos terão acesso a uma tutoria especializada para esclarecer as dúvidas, orientá-los e motivá-los no processo de consolidação do conhecimento.


Professores Conteudistas

Leonardo Pereira Lins

Doutorado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade da UNILA. Graduado em Engenharia Ambiental pela Faculdade União das Américas (2007); Pós-Graduado em Gestão Ambiental em Municípios pela UTFPR (2010), Engenharia de Segurança do Trabalho pela UTFPR (2010), Energias Renováveis com Ênfase em Biogás pelo ISAE/FGV (2013) e Mestre em Tecnologias Ambientais pela UTFPR (2017). Atou por 7 anos com licenciamento ambiental no Instituto Ambiental do Paraná - IAP, escritório regional de Foz do Iguaçu, 8 anos com energias renováveis - biogás no Centro Internacional de Energias Renováveis - Biogás (CIBiogás-ER), passando pelo Laboratório de Biogás e a área de Engenharia & Operações. Experiência em docência no curso de Técnico de Segurança do Trabalho pela rede Estadual de Educação Profissional (SEED/PR).

Rafael Rick Niklevicz

Atualmente é Engenheiro Ambiental responsável técnico da empresa Biomundi Engenharia LTDA. Tem experiência como Tutor do Curso de Atualização em Energias do Biogás da Fundação Parque Tecnológico de Itaipu, docente universitário nas Faculdades Anglo-Americano e Centro Universitário Dinâmica das Cataratas e Centro Universitário Comunitário Uniamérica e e Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (DTI) da Fundação Parque Tecnológico Itaipu e do Centro Internacional de Energia Renovável - Biogás (CIBiogás) Atua nas ciências ambientais nos grandes temas: Planejamento e Gestão Territorial, Recursos Hídricos, Saneamento, Regularização Ambiental, Avaliação de Impacto Ambiental, Energias Renováveis e Geoprocessamento. As principais áreas de atuação são: Tratamento de água e esgoto, Licenciamento Ambiental, Gerenciamento de Resíduos, Diagnóstico Ambiental, Planejamento e Gestão territorial de Bacias Hidrográficas e Propriedades Rurais, Adequação Ambiental de Bacias Hidrográficas e Propriedades Rurais, Saneamento, Coleta, Manipulação, Análise e Representação de Informação Geográfica utilizando SIGs e Processamento Digital de Imagens de Sensoriamento Remoto aerotransportado e orbital. Foi vice presidente de Conselho Municipal de Meio Ambiente de Foz do Iguaçu (COMAFI) biênio 2017-2018 e atual presidente da Associação Oeste Paranaense dos Engenheiros Ambientais (AOPEA).

Daiana Gotardo Martinez

Coordenadora das áreas de Engenharia e Transferência de Conhecimento do Centro Internacional de Energias Renováveis. Analista de Informações de Biogás pela Organização das Nações Unidos para o Desenvolvimento Industrial, em parceria com o Centro Internacional de Energias Renováveis Biogás - CIBiogás, atuando no projeto de Aplicações do Biogás na Agroindústria Brasileira, financiado pelo Global Environment Facility - GEF . Bacharel em Engenharia Ambiental pela Faculdade União das Américas (2013). Mestre em Engenharia de Energia na Agricultura, com ênfase em biocombustíveis, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2016), possui licenciatura plena em Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2017), especialização em Tecnologias da Cadeia Produtiva do Biogás, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2019) e Doutorado em Engenharia de Energia na Agricultura em andamento junto a Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

3 meses Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 3 meses após a matrícula.

Destinado a profissionais dos setores público e privado da área técnica, tecnologias e engenharia: ambiental, química, civil, energias renováveis, entre outras, produtores rurais, associações de classe de atividades poluidoras e institutos e órgãos públicos da área ambiental.

O curso foi pensado para atender um grupo de diversos profissionais, bem como estudantes e pesquisadores que possuam interesse em se aperfeiçoar na área.

Transferência de Conhecimento
"Curso com abordagem objetiva e completa, de fácil compreensão e com aplicabilidade real dos assuntos apresentados. "

           

Certificado emitido pelo CIBiogás, com carga horária de 6 horas.

Conteúdo Programático

  • 1. Apostila - Como Licenciar Ambientalmente uma Plantas de Biogás
  • 2. Vídeo Aula 1 - Introdução ao Licenciamento Ambiental para Plantas de Biogás
  • 3. Vídeo Aula 2 - Enquadramento de Plantas de Biogás no Licenciamento Ambiental
  • 4. Vídeo Aula 3 - Roda de Conversa Sobre o Licenciamento Ambiental
  • 5. Material Complementar - Exemplo de solicitação de licenciamento ambiental para uso do biogás através do IMA de Santa Catarina
  • 6. Material Complementar - Exemplo de solicitação de licenciamento ambiental para uso do biogás através do IAT
  • 7. Pesquisa de Satisfação - Como licenciar ambientalmente plantas de biogás?
  • Atividade Avaliativa
Voltar ao topo