CARACTERIZAÇÃO DE RESÍDUOS E GERAÇÃO DE BIOGÁS EM ATERRO  SANITÁRIO PRIVADO.

CARACTERIZAÇÃO DE RESÍDUOS E GERAÇÃO DE BIOGÁS EM ATERRO SANITÁRIO PRIVADO.

  • 03 Horas de duração
  • 1 Aulas
  • 1 Módulos
Acesso Gratuito
Acessar Dê um passo adiante em sua carreira!
Curso com abordagem objetiva e completa, de fácil compreensão e com aplicabilidade real dos assuntos apresentados.
Transferência de Conhecimento

TÍTULO

CARACTERIZAÇÃO DE RESÍDUOS E GERAÇÃO DE BIOGÁS EM ATERRO  SANITÁRIO PRIVADO. 


DOCUMENTO - ARTIGO CIENTÍFICO


AUTORES - VINÍCIUS PEDREIRA COIMBRA; GERSON ARAUJO DE MEDEIROS; SANDRO DONNINI MANCINI; ANDRÉ HENRIQUE ROSA; THAÍS DO AMARAL.


RESUMO/ABSTRACT

A disposição de resíduos sólidos em áreas de aterro sanitário tem se incrementado ao longo das últimas décadas pelo crescimento populacional e pelo maior controle dos órgãos ambientais, que tem reprimido os chamados lixões. Esses aterros sanitários têm buscado novas formas de arrecadação de recursos, tendo se destacado, recentemente, a exploração do biogás para a produção de energia e venda de créditos de carbono. O trabalho tem como objetivo analisar a geração de biogás em um aterro sanitário, localizado no estado de São Paulo, para fins de implantação de um Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). O aterro sanitário estudado recebe resíduos domiciliares de seis municípios: Sorocaba, Iperó, Águas de Santa Bárbara, Sarapuí, Alambari e Boituva, e também resíduos industriais não-perigosos de centenas de indústrias do município de Sorocaba e de cidades da região. Para a determinação da geração de biogás fez-se uma caracterização dos resíduos sólidos do aterro sanitário. Posteriormente à caracterização, foi realizada uma simulação da geração do biogás de acordo com a vida útil do aterro, baseado em metodologia preconizada pelas Nações Unidas, para uma estimativa do quanto deixará de ser emitido para a atmosfera após a construção de uma usina termoelétrica no aterro. Realizou-se, ainda, uma medição do biogás gerado no aterro no período de dezembro de 2011 a maio de 2012. Os resultados demonstram a alta variabilidade da geração atual de gases de efeito estufa ao longo do período estudado, pois parte das células monitoradas apresentavam quantidades e idades de resíduos variadas, devido ao pouco tempo de operação do aterro. A modelagem matemática utilizada demonstrou os ganhos ambientais com o aproveitamento de biogás para a produção de energia. O aterro gerará 4.558.125 toneladas de biogás (t CO2e), sendo que serão coletadas 3.353.070 toneladas, e devido aos fatores considerados na metodologia, chegou-se ao número de 2.619.193 toneladas de CO2e certificadas como créditos de carbono.

1 mês Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 1 mês após a matrícula.

Profissionais, estudantes e interessados na cadeia do biogás e, atuantes nas diversas áreas, etapas de projetos ou operação na produção de biogás.

Transferência de Conhecimento
"Curso com abordagem objetiva e completa, de fácil compreensão e com aplicabilidade real dos assuntos apresentados. "

           

Conteúdo Programático

  • 1. CARACTERIZAÇÃO DE RESÍDUOS E GERAÇÃO DE BIOGÁS EM ATERRO SANITÁRIO PRIVADO.
Voltar ao topo