Biogás para Geração de Energia Elétrica 2.0

Biogás para Geração de Energia Elétrica 2.0

  • 40 Horas de duração
  • 13 Aulas
  • 4 Módulos
  • 4 Avaliações
  • 3 meses de suporte
  • Certificado de conclusão
Parcele em 4x R$ 132,25 (ou R$ 529,00 à vista)
Comprar Agora Dê um passo adiante em sua carreira!
Curso com abordagem objetiva e completa, de fácil compreensão e com aplicabilidade real dos assuntos apresentados.
Transferência de Conhecimento

O curso de Biogás para Geração de Energia Elétrica 2.0 não se trata de um novo curso, ele passou por atualização de referências, legislações e materiais complementares. Também houve a alteração de layout e essa mudança tornou o curso mais didático, mais dinâmico e compreensível.

O curso vem de frente com as necessidades de aprimoramento do conhecimento sobre energia elétrica a partir do biogás, uma vez que o sistema elétrico brasileiro tem sofrido muito com a escassez hídrica e a disponibilidade de energia se torna fator preocupante, principalmente para as grandes indústrias onde a demanda energética é alta e relevante para a produtividade. Além disso, para comunidades isoladas, unidades produtoras distantes da cidade ou no meio rural, onde a energia não é estável ou não tem disponibilidade de energia da concessionária local, a utilização de energia do biogás é uma alternativa bastante importante e que deve ser considerada no contexto energético nacional, uma vez que pode suprir as demandas, gerar receitas e reduzir os prejuízos principalmente nas grandes unidades produtoras ou indústrias, além de melhorar a qualidade de produtos, qualidade de vida de famílias e bem estar de trabalhadores que atuam nessas áreas com condições mais honestas de trabalho e animais que estão com as mudanças permanecem em um sistema produtivo mais tecnológico e com condições sanitárias mais apropriadas. 


OBJETIVOS:

o curso de biogás para geração de energia elétrica tem o objetivo de apresentar de forma bastante completa sobre a geração de energia elétrica a partir do biogás produzido por meio da digestão anaeróbia, as tecnologias utilizadas para conversão da energia química do biogás a energia elétrica, características e o dimensionamento dos grupo motogeradores de acordo com o volume de biogás, as modalidades de utilização da energia e o sistema de conexão com a rede.

METODOLOGIA:

O curso será desenvolvido na modalidade Educação a Distância (EaD) em uma carga horária de 40 horas, distribuídas em 3 aulas. Serão adotadas estratégias de ensino como fóruns, estudos de caso articulados a situações problemas, produções compartilhadas e individuais e videoaula. 

Além disso, os alunos terão acesso a uma tutoria especializada para esclarecer as dúvidas, orientá-los e motivá-los no processo de consolidação do conhecimento.


Professores Conteudistas

Pedro Gerber Machado

Pesquisador no Research Center for Gas Innovation (USP), doutor em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com mestrado também em planejamento de sistemas energéticos pela UNICAMP. Formado em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua no desenvolvimento sustentável e no uso de energia renovável, com ênfase em tecnologias para uso eficiente de energia.

João Carlos Christmann Zank

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2010) UNIOESTE. Atualmente é engenheiro eletricista do Centro Internacional de Energias Renováveis - Biogás (CIBiogás desde 2014). As experiências consistem em projeto e operação sistemas de potência, sistemas elétricos para atmosferas potencialmente explosivas, sistemas de controle & automação, energias renováveis e equipamentos para telecomunicações. Dentre os principais trabalhos e consultorias realizados estão a elaboração de arranjos técnicos e econômicos para: arranjos para geração distribuída, aproveitamento energético do biogás para energia elétrica, térmica e veicular. Dentre as unidades de geração assessoradas, projetadas e implantadas estão granjas de suínos em terminação, unidades produtoras de leitões, frigoríficos de aves, leiterias, estação de tratamento de esgoto, unidades de processamento de mandioca e milho, granja de galinhas poedeiras, gado de corte e condomínios de agroenergia. Dentre outras atividades destaca-se a atuação como gestor da elaboração de Estudo para Planejamento Energético Regional, com avaliação energética, econômica e estatística da região oeste do Paraná (54 municípios), apresentando um plano decenal para o desenvolvimento energético da região, bem como potencial de inserção de energia renováveis.


3 meses Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 3 meses após a matrícula.

Profissionais que atuam ou desejam atuar na área de geração de energia elétrica a partir do biogás, e querem aperfeiçoar suas técnicas e conhecimentos na temática biogás.

Estudantes, de diversas áreas de conhecimento, que desejam atuar na área de biogás ou interessados na temática.

Yelva Amorim Cubas
"Curso com abordagem objetiva e completa, de fácil compreensão e com aplicabilidade real dos assuntos apresentados. "


Transferência de Conhecimento
"Curso com abordagem objetiva e completa, de fácil compreensão e com aplicabilidade real dos assuntos apresentados. "

           

Certificado emitido pelo CIBiogás, com carga horária de 40 horas.

Conteúdo Programático

Pesquisa de Satisfação
  • 1. Pesquisa de Expectativa
  • 1. Apostila - Introdução ao contexto energético
  • 2. Vídeo 1 - Conceitos e Tipos de Energia
  • 3. Material Complementar
  • Ativivdade Avaliativa
  • Atividade Avaliativa - Módulo 1
  • 1. Apostila - Tecnologias e dimensionamento de sistemas elétricos a partir do biogás
  • 2. Vídeo 2 - Rotas tecnológicas para aproveitamento do biogás para geração de Energia Elétrica
  • 3. Vídeo 3 - Dimensionamento e estimativa de geração de energia elétrica por meio do biogás
  • 4. Material Complementar
  • Atividade Avaliativa
  • 1. Apostila - Requisitos técnicos e modalidades de utilização e venda de energia elétrica a partir do biogás
  • 2. Vídeo 4 - Sincronismo Entre Sistema de Geração de Energia e Sistema de Potência
  • 3. Vídeo 5 - Mecanismos de Geração de Energia no Brasil
  • 4. Material Complementar
  • Atividade Avaliativa
  • 5. Pesquisa de Satisfação
Voltar ao topo