BIOGÁS DE ATERROS: A CONTRIBUIÇÃO DO BRASIL NA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS E NA MITIGAÇÃO DO EFEITO EST

BIOGÁS DE ATERROS: A CONTRIBUIÇÃO DO BRASIL NA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS E NA MITIGAÇÃO DO EFEITO EST

Baseado em 1 avaliações
  • 03 Horas de duração
  • 1 Aulas
  • 1 Módulos
Acesso Gratuito
Acessar Dê um passo adiante em sua carreira!
"Ótimo conteúdo. Fácil entendimento facilitando o aprendizado. Quero mais."
Wagner
mais avaliações

TÍTULO

BIOGÁS DE ATERROS: A CONTRIBUIÇÃO DO BRASIL NA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS E NA MITIGAÇÃO DO EFEITO ESTUFA ATRAVÉS DOS MECANISMOS DE DESENVOLVIMENTO LIMPO


DOCUMENTO - DOCUMENTO TÉCNICO SOBRE ATERROS 


AUTORES - GLEIDE B. M. LACERDA; HOJI Y’A HENDA DA R. GUIMARÃES; EURÍDICE S. MAMEDE DE ANDRADE; GISELE PEREIRA TEIXEIRA; MARCOS A. V. FREITAS.


RESUMO/ABSTRACT

Trata-se de um estudo que focaliza o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) para aterros sanitários no Brasil como instrumento de flexibilização e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, advindos do aquecimento global. A partir das informações do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), e de estudos documentais e prospectivos publicados sobre o tema, esta pesquisa apresenta um levantamento dos projetos de MDL para aterros sanitários no Brasil, considerando os Documentos de Concepção de Projetos (DCP’s) aprovados até novembro de 2007. Apresenta sinteticamente algumas metodologias para estudo do potencialidade geração de energia a partir do biogás de aterros sanitários. Contribui para estudos de projetos de comercialização de créditos de carbono, bem como apresenta a relevância do instrumento MDL para a expansão da gestão adequada dos resíduos sólidos domiciliares, por impulsionar a implantação de aterros sanitários no país. Constata-se que a maioria dos DCP’s aprovados pelo MCT, são de aterros sanitários operados pela iniciativa privada, em contratos de concessão de longo prazo, o que pode ser um fator positivo para a concretização dos mesmos, considerando que o controle e o monitoramento ambiental da planta de produção de biogás deve obedecer a padrões rigorosos suscetíveis à fiscalização da entidade certificadora.

1 mês Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 1 mês após a matrícula.

Profissionais, estudantes e interessados na cadeia do biogás e, atuantes nas diversas áreas, etapas de projetos ou operação na produção de biogás.

Transferência de Conhecimento
"Curso com abordagem objetiva e completa, de fácil compreensão e com aplicabilidade real dos assuntos apresentados. "

           

Conteúdo Programático

  • 1. Biogás de Aterros: a Contribuição do Brasil na Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos e na Mitigação do Efeito Estufa através dos Mecanismos de Desenvolvimento Limpo
Voltar ao topo