AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE BIOGÁS DE DEJETOS DE SUÍNOS UTILIZANDO A METODOLOGIA DE SUPERFÍCIE DE RESPOSTA

AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE BIOGÁS DE DEJETOS DE SUÍNOS UTILIZANDO A METODOLOGIA DE SUPERFÍCIE DE RESPOSTA

  • 03 Horas de duração
  • 1 Aulas
  • 1 Módulos
Acesso Gratuito
Acessar Dê um passo adiante em sua carreira!
Curso com abordagem objetiva e completa, de fácil compreensão e com aplicabilidade real dos assuntos apresentados.
Transferência de Conhecimento

TÍTULO

AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE BIOGÁS DE DEJETOS DE SUÍNOS UTILIZANDO A METODOLOGIA DE SUPERFÍCIE DE RESPOSTA


DOCUMENTO - ARTIGO CIENTÍFICO


AUTORES ADRIANO CANCELIER;  UBIRIDIANA PATRÍCIA DAL’ SOTO; MURILO CESAR COSTELLI; TONI JEFFERSON LOPES; ADRIANO DA SILVA.


RESUMO/ABSTRACT

O presente estudo avaliou as condições operacionais que podem maximizar a produção do biogás a partir do uso de biodigestores. Os ensaios experimentais foram conduzidos utilizando dejetos de suínos em fase de terminação, com concentração de sólidos totais na coleta de 70,6% p/v. Os experimentos avaliaram, segundo a metodologia de superfície de resposta (MSR), a influência de cinco fatores: temperatura, concentração inicial de matéria orgânica e influência da adição de nutrientes inorgânicos (FeSO4 ×7H2O, NiSO4×6H2O e MnSO4×4H2O). Os melhores resultados foram obtidos para a concentração de biomassa inicial de 395 a 595 g.L-1 e a temperatura de 33,5 a 44oC. Em relação ao uso de nutrientes no processo de biodigestão anaeróbia, os resultados permitiram concluir que houve significativa redução no tempo de retenção hidráulica (TRH) e maior produtividade de biogás.

 

1 mês Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 1 mês após a matrícula.

Profissionais, estudantes e interessados na cadeia do biogás e, atuantes nas diversas áreas, etapas de projetos ou operação na produção de biogás.

Transferência de Conhecimento
"Curso com abordagem objetiva e completa, de fácil compreensão e com aplicabilidade real dos assuntos apresentados. "

           

Conteúdo Programático

  • 1. Avaliação da produção de biogás de dejetos de suínos utilizando a metodologia de superfície de resposta
Voltar ao topo