A INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NA PRODUÇÃO DE BIOGÁS A PARTIR DA DECOMPOSIÇÃO DE RESTOS DE COMIDA

A INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NA PRODUÇÃO DE BIOGÁS A PARTIR DA DECOMPOSIÇÃO DE RESTOS DE COMIDA

  • 03 Horas de duração
  • 1 Aulas
  • 1 Módulos
Acesso Gratuito
Acessar Dê um passo adiante em sua carreira!
Curso com abordagem objetiva e completa, de fácil compreensão e com aplicabilidade real dos assuntos apresentados.
Transferência de Conhecimento

TÍTULO

A INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NA PRODUÇÃO DE BIOGÁS A PARTIR DA DECOMPOSIÇÃO DE RESTOS DE COMIDA EM BIODIGESTORES CASEIROS.


DOCUMENTO - TCC  Graduação em Engenharia Civil


AUTORES - REROND GOULART CARVALHO


RESUMO/ABSTRACT

Com a grande geração de resíduos que a população gera todos os dias, é importante pensar maneiras ecologicamente corretas de tratar esses resíduos. Por este motivo, desenvolveu-se esta pesquisa no intuito de estudar uma solução para os restos de comida gerado em casa e tentar transformar essa matéria orgânica em algo útil, como o biogás, ajudando o cidadão a economizar com gás e o meio ambiente. Este trabalho de conclusão de curso visa a análise da influência da temperatura na produção de biogás por meio da coleta de dados da temperatura e quantidade de biogás produzido a partir de amostras de restos de comida, deixados em 6 (seis) biodigestores caseiros, no qual 3 (três) continham a amostra tipo 1 e os outros 3 (três) continham a amostra tipo 2. Os biodigestores foram feitos de potes de vidro e foram deixados sob diferentes temperaturas. Estabeleceu-se três proteções contra a perda de calor e foi medido a temperatura dos biodigestores ao longo de 15 (quinze) dias, juntamente com a quantidade de gás produzido por meio de um sistema de manômetro. Neste trabalho estam contido as etapas de construção dos biodigestores, das proteções, dos manômetros e das proporções de todos os alimentos, devidamente pesado e triturados, de cada uma das amostras. Foram feitas análises de laboratório nas amostras avaliadas, e foi determinado o pH e umidade das mesmas. Apesar das baixas temperaturas, e das baixas produções de biogás nos protótipos, foi possível concluir que assim como diz os livros sobre o assunto, as amostras expostas as maiores temperaturas, foram as que produziram mais gás. Porém, o gás não se mostrou inflamável, e isso pode ter sido causado devido aos baixos pHs das amostras analisadas.

1 mês Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 1 mês após a matrícula.

Profissionais, estudantes e interessados na cadeia do biogás e, atuantes nas diversas áreas, etapas de projetos ou operação na produção de biogás.

Transferência de Conhecimento
"Curso com abordagem objetiva e completa, de fácil compreensão e com aplicabilidade real dos assuntos apresentados. "

           

Conteúdo Programático

  • 1. A INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NA PRODUÇÃO DE BIOGÁS A PARTIR DA DECOMPOSIÇÃO DE RESTOS DE COMIDA EM BIODIGESTORES CASEIROS
Voltar ao topo